Reballing Asus G75 Parte 1 Leave a comment

Reballing, o que é ?

Muitos de nós já passamos pela experiência de ter um equipamento que de um momento para o outro simplesmente deixou de dar, ou então apesar de estar em funcionamento podemos ver riscas verdes ou azuis no ecra. Normalmente este tipo de sintomas indica que existe uma anomalia na placa gráfica e é aqui que entra o Reballing.

Normalmente este tipo de avaria acontece porque desde meados de 2005 a solda utilizada para soldar os chips deixou de poder contar com a presença do chumbo, pois é um metal que pode provocar o cancro.

Desde então os fabricantes utilizam ligas metálicas sem chumbo que têm menos resistência à temperatura e consequentemente maior corrosão.

A tecnica de reballing consiste na remoção do componente electrónico, remoção da solda antiga e colocação de nova solda, que vai realizar uma melhor condutividade e impedir que o equipamento volte a ter riscas ou avarias maiores.

A Data Rio Realiza o serviço de Reballing à 10 anos e têm uma longa experiência na área técnica, podendo identificar os modelos que são compatíveis ou não com esta técnica, pois existem modelos que devido à fraca qualidade de componentes não podem ser sujeitos a este tipo de intervenção.

Neste caso a reparação foi efetuada num Asus G75, um conhecido modelo da gama ROG que por norma se não estiver devidamente limpo e com massa termina em boas condições é um dos modelos problemáticos.

Diagnostico: Equipamento liga mas não é detectada a Placa Gráfica dedicada (Nvidia GTX 670m), o sistema apenas detecta a Placa Integrada no CPU.

EQUIPAMENTO EM QUESTÃO:

 

O Equipamento foi desmontado e a placa foi removida para iniciarmos a intervenção:

 

Após remoção e limpeza da pasta térmica velha, que nunca tinha sido substituída, inicia-mos um pré-aquecimento ao GPU.

 

Remoção do Chip Gráfico na estação de Reballing

 

Após a remoção do Chip, a placa foi completamente limpa, não havendo existência de solda antiga, foram colocadas esferas no chip e seguidamente foi soldado.

Passado cerca de 1 hora a placa é resoldada novamente e só após o seu arrefecimento é realizado o teste no equipamento do cliente.

 

Placa pronta para montagem (Nvidia GTX 670m)

 

Nos próximos dias iremos publicar a segunda parte, com os testes realizados ao equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.