AMD Ryzen sem duvida uma excelente aposta Leave a comment

Sempre fui muito reticente acerca dos novos AMD Ryzen devido à minha problemática historia com os velhinhos AMD. Hoje decidi escrever este artigo destinado aos que estão reticentes na compra de um. Neste artigo vou falar um pouco sobre alguns computadores que já tive e o motivo pelo qual nunca fui grande fã dos processadores da AMD.

Já são alguns anos de informática com muitos computadores pelo meio. Uns mais rápidos, outros que aquecem mais e até os que são realmente estáveis e seguros. Do Gaming à verdadeira workstation já tive um pouco de tudo e pelo meio desta confusão toda tive alguns encontros inesperados com processadores AMD em que na maioria dos casos acabei por vender ou trocar pois como sempre os problemas não tardavam em aparecer.

Problemas como os conhecidos ecrãs azuis e aquecimento em demasia eram uma constante nestes processadores, e chegava a ser desesperante. Melhorou um pouco desde o aparecimento da serie FX mas mesmo assim não eram processadores com grande estabilidade.

Desde o lançamento dos novos Ryzen fui sempre muito reticente até que começamos a ter vários Desktops a saírem da nossa área técnica com estes novos processadores e neste momento sou obrigado a dar o braço a torcer. Para mim estes são sem duvida os processadores da atualidade, e são vários os motivos que fazem com que o sejam.

 

 

Em termos de preço, o valor está bastante abaixo do preço praticado pela concorrente Intel, ou seja qualquer um dos modelos Ryzen é bastante mais barato do que qualquer um dos processadores da Intel. 

Em termos de rendimento nem se fala, basta comparar as características de qualquer um dos processadores, no caso dos RYZEN 3 para um processador na casa dos  105.00€ temos uma cache na ordem dos 6 a 10Mb, o que é fantástico para um CPU com este valor.

Relativamente à temperatura e nos testes que efetuamos o comportamento é igualmente excelente e não ouvimos aquele “cantar” exagerado do ventilador a tentar dissipar o calor.

 

 

Um dos problemas da AMD era principalmente o barulho provocado pelo ventilador do Dissipador ao final de alguns anos de utilização. A marca está mais refinada em termos de qualidade, desde os pormenores do plástico do ventilador até à forma como o dissipador aperta na motherboard. O Socket AM4 fixa-se de uma forma quase perfeita impedindo que a motherboard empene por excesso de pressão tal e qual como acontece nos Intel.

Pequenos detalhes como a iluminação LED no ventilador dão outro toque aos Ryzen.

Para concluir, se pretende um desktop Low cost com características que podem ir do Gaming ao Trabalho esta é sem duvida uma excelente opção. Se for combinada com uma GTX 1060 e um SSD será ainda melhor.

Vale a pena investir nos AMD Ryzen. Voltei a perdoar a marca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.