De acordo com as últimas estimativas da Canalys, as vendas mundiais de dispositivos de áudio inteligentes, incluindo smart speakers e dispositivos de áudio pessoal inteligente, atingiram 96,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020.
A pandemia do novo Coronavírus levou a categoria de smart speakers a sofrer o seu primeiro declínio global, caindo 1,9%, com os fornecedores a venderem 20,3 milhões de unidades. Por outro lado, o áudio pessoal inteligente foi mais resistente, com envios de 19,4% em 75,9 milhões de unidades.
Este forte crescimento foi impulsionado pelos fornecedores de smartphones Apple, Samsung, Xiaomi e outros, bem como pelas marcas de áudio que se voltaram para a categoria true wireless stereo (TWS) de forma mais agressiva no trimestre. No primeiro trimestre de 2020, a TWS detinha uma participação de mercado de 38%, tornando-a na maior categoria de dispositivo de áudio inteligente. Espera-se que o forte impulso por trás do TWS continue à medida que os fornecedores dobram a oportunidade crescente.
Os fornecedores de smartphones Apple, Samsung e Xiaomi lideraram o mercado de TWS no primeiro trimestre de 2020. “Não é surpresa que os fornecedores de smartphones tenham dominado rapidamente”, explicou Cynthia Chen, analista de pesquisa da Canalys. “A líder de mercado Apple manteve o seu forte impulso. Saiu-se especialmente bem com os AirPods Pro, com cancelamento de ruído, que vendeu 5,5 milhões de unidades no primeiro trimestre. A Samsung ganhou um impulso com o lançamento do seu Galaxy Buds +, que viu melhorias na qualidade do som e na duração da bateria. Enquanto os fabricantes chineses, como Redmi e QCY, utilizam a sua capacidade de cadeia de fornecimento para dominar o segmento básico de orçamento, a Huawei destacou-se pelo alto preço médio de venda de 151 dólares. Isso foi superior aos 145 dólares da Samsung, devido ao forte impulso por trás do FreeBuds 3, principal da Huawei”.
O áudio, um dos aspectos principais da experiência moderna do utilizador digital, atraiu novos desenvolvimentos à medida que o mercado de streaming de áudio atravessa um novo boom. “Melhor qualidade de som não é a única melhoria esperada em dispositivos de áudio inteligentes”, refere Jason Low, analista sénior da Canalys. “Com a TWS, os fornecedores procuram facilitar o consumo de conteúdo pelos utilizadores, para além de otimizar o acesso a assistentes inteligentes. Através da integração fortemente unida a dispositivos inteligentes, como smartphones, espera-se que os dispositivos TWS se tornem mais inteligentes, permitindo que os utilizadores trabalhem, se exercitem, aprendam, relaxem e se divirtam com mais eficiência”.
Segundo as previsões da Canalys, a TWS deverá crescer 29% em 2020, com as vendas a ultrapassar os 200 milhões de unidades. Espera-se que os dispositivos ganhem maior duração da bateria, miniaturização adicional, melhor conforto e recursos aprimorados, como cancelamento de ruído activo, cobrindo uma faixa de frequência mais ampla.