A linha Deco P9 da TP-Link tem um design cuidado para melhor integração na decoração da casa. Leave a comment

A característica distintiva deste sistema de rede de mesh 802.11ac face a outras ofertas no mercado é a combinação de um sistema híbrido e automático entre repetidores Wi-Fi e Powerline integrado. Esta combinação é particularmente útil em espaços de vários pisos onde pode existir dificuldade da repetição do sinal.
A dificuldade de estender a cobertura de rede WI-FI em casas grandes, sobretudo quando é preciso ultrapassar obstáculos como placas de concreto, ou é inicialmente resolvida com uma rede cabelada durante a construção, ou são usados dispositivos powerline com access-point. Nenhum dos sistemas dá total liberdade para as futuras configurações da decoração das casas.

O TP-Link Deco P9 propõem-se resolver este problema com uma solução hibrida de mesh WI-FI, adicionando funções de roaming entre os vários elementos, e de Powerline.

Na interface de gestão, que é uma app para smartphones, não existe forma de ligar ou desligar o Powerline. Esta configuração ocorre quando se juntam os restantes P9 ao inicial; se estiverem no alcance do Wi-Fi, o Powerline não é ativado.

O Powerline tem uma velocidade anunciada do standard HomePlug AV2 de 1.000Mbits/s, mas, na prática, isso é muito dependente da tipologia da instalação elétrica no espaço, sendo que esta velocidade é sempre considerada para condições ideais, não as reais.

A configuração do Deco P9 a partir da app é bastante intuitiva, tanto nas definições de router, como na adição de outros dispositivos Deco P9 ou de outras séries Deco TP-Link, nesse caso sem o Powerline.

As opções de gestão incluem ligar e desligar a rede de convidados, colocar clientes específicos na lista negra, reservar endereços IP, configurar o encaminhamento de portas e escolher dispositivos de alta prioridade face a banda disponível. Os dispositivos podem ser integrados numa rede como repetidores de um router existente.

A TP-Link fez um bom trabalho com a sua app; com um configurador tipo Wizard, criar a rede e juntar outros dispositivos está ao alcance de um utilizador doméstico. A alterações da configurações iniciais é sempre possível em menus mais avançados.

O Deco P9 está disponível em embalagens com duas ou três unidades, absolutamente iguais entre si e com duas portas de Ethernet cada.

Há uma clara preocupação estética em toda a linha Deco da TP-Link. Com duas antenas verticais incorporadas, estes cilindros brancos radiam o RF de forma otimizada e podem as antenas serem balanceadas entre si numa opção designada por Beamforming que ganha direcionalidade na radiação de modo a fortalecer o sinal na direção dos dispositivos conectados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.