Com o objectivo de responder às necessidades dos utilizadores que em muitos casos estão a trabalhar ou a estudar a partir de casa, a HP apresentou uma série de novidades na área da impressão.
Segundo dados da Gfk, durante o período de confinamento houve uma corrida por equipamentos tecnológicos ligados à produtividade pessoal. Na 12.ª semana do ano houve um pico no que toca à procura de computadores portáteis de uma forma concentrada para uso profissional. Já na 15.ª e 16.ª semana a procura por computadores de consumo por causa da telescola disparou.
“Houve uma grande procura por equipamentos relacionados com a área de impressão. Na 16.ª semana obtivemos um crescimento de quase 500% comparativamente com o ano anterior”, explica José Correia, Managing Director HP Portugal.
A estratégia da HP baseou-se naquilo que é a transformação do posto de trabalho, assente em três pilares: mobilidade, segurança e necessidade de ferramentas de colaboração; uma estratégia que responde às necessidades do contexto pandémico atual. Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal explica que “a ideia de que a impressão está em desuso, mudou”.
O novo portfólio da HP foi construído com base na rapidez e facilidade na instalação, assim como a configuração do equipamento de impressão, através da app HP Smart, e um sistema de reconexão quando a impressora deteta que há uma falha de conexão via wireless.
A HP retirou ainda o hardware que permitia realizar fax, passando a ter um ter um mobile fax através da app HP Smart que permite enviar fax de forma digital. E relativamente à segurança, as impressoras passam a ter protecção contra vírus e malwares, para além de fazerem a encriptação dos documentos que estão a imprimir.
Com o objetivo de responder às necessidades dos utilizadores – que, em muitos casos, estão a trabalhar ou a estudar a partir de casa – a HP apresentou uma série de novidades na área da impressão.
A impressora HP ENVY 6000 é composta por 20% de material reciclado e possui Wi-Fi dual-band auto-recuperável. “A sua interface de utilização é intuitiva e inteligente. Deixamos de ter botões táteis para ter botões dinâmicos, conforme as modificações do utilizador”, explica Paulo Matos.
A HP apresentou ainda duas outras soluções de impressão para uso doméstico: as gamas de impressoras multifuncionais HP DeskJet 2700 e HP DeskJet Plus 4100 que incluem dual band Wi-Fi com self-reset e estão preparadas para o serviço Instant Ink.
A grande aposta do portfólio da HP é a HP Neverstop Laser. “A primeira impressora laser do mundo com toner tank e dois modelos da família HP Neverstop Laser com suporte para rede”, explica.
A HP Neverstop Laser tem uma capacidade para imprimir até cinco mil páginas, sem grande necessidade de interrupções. Tem um custo até 1,6 cêntimos por página, o que representa o custo por toner original mais baixo na sua categoria.
Nuno Azevedo, Category Manager da HP, acredita que a empresa “está a conseguir responder às necessidades deste novo normal que exige que as pessoas estejam mais ligadas e sejam mais produtivas”.
PC e portáteis
Outra das grandes inovações da HP são os PC Desktop All in One (AiO) HP Pavilion de 24 e 27 polegadas. Estas soluções combinam a estética com o desempenho.
Estes são os primeiros AiO HP Pavilion com zonas de carregamento Wireless Qi embutidas na base, com suporte para vários dispositivos com diferentes sistemas operativos, e que possuem processadores até Intel Core i7 de 10.ª geração ou AMD Ryzen 7 e placas gráficas até NVIDIA GeForce GTX 1650.
Foram ainda apresentados os novos modelos ENVY. Os novos portáteis (HP ENVY 13, HP ENVY 15, HP ENVY 17, HP ENVY x360 13 e HP ENVY x360 15) apresentam um aspeto minimalista e estão equipados com o teclado all-in-one, que inclui teclas que facilitam o acesso a algumas ferramentas e com o HP Command Center.
A gama de gaming também sofreu uma remodelação, apresentando novos modelos e acessórios OMEN.
“Ao longo destes últimos meses, a HP conseguiu dar resposta em todas as áreas onde trabalha e acabamos por contribuir para que não houvesse disrupções na actividade económica dos nossos clientes”, garante o Managing Director da HP Portugal.