O que é o Wi-Fi 6? Wi-Fi da próxima geração? Leave a comment

 

A próxima geração do padrão Wi-Fi é o Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, o mais recente avanço num percurso de inovação contínua. Este padrão aproveita os pontos fortes do 802.11ac, acrescentando ainda eficiência, flexibilidade e redimensionabilidade, o que proporciona mais velocidade e capacidade em redes novas e existentes com aplicações da próxima geração.

 

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) propôs o padrão Wi-Fi 6 para poder combinar liberdade e elevada velocidade da transmissão sem fios Gigabit Ethernet com a fiabilidade e previsibilidade da tecnologia de rádio licenciada.
Quais são as vantagens do Wi-Fi-6?
O Wi-Fi 6 proporciona às empresas e aos provedores de serviços o suporte de aplicações novas e emergentes na mesma infraestrutura LAN sem fios (WLAN), ao mesmo tempo que oferece maior qualidade de serviço para aplicações mais antigas. Este cenário define os padrões dos novos modelos empresariais e da crescente adoção da tecnologia Wi-Fi.

O Wi-Fi 6 é diferente do padrão 802.11ax?
Não, são a mesma coisa. A Wi-Fi Alliance iniciou uma campanha para cunhar o termo “Wi-Fi 6” como referência ao padrão IEEE 802.11ax. Indica que se trata da sexta geração de Wi-Fi. A premissa consistiu na simplificação da mensagem de marketing para melhorar o posicionamento do 802.11ax relativamente aos padrões 3GPP (Third Generation Partnership Project) utilizados em dispositivos móveis (como 5G).

Quando será ratificado o Wi-Fi 6?
Está planeada a ratificação da emenda do Wi-Fi 6 pelo IEEE na segunda metade de 2019. O prazo para a certificação do Wi-Fi 6 por parte da Wi-Fi Alliance é aproximadamente o mesmo. A estimativa oficial mais recente para a ratificação está disponível no website 802 IEEE, na coluna “RevCom & Standards Board Final or Continuous Process Approval”.

O que pode esperar do Wi-Fi 6
Vantagens do Wi-Fi 6
O 802.11ax permite que os pontos de acesso suportem mais clientes em ambientes densos e oferece uma melhor experiência em redes LAN sem fios típicas. Também torna mais previsível o desempenho de aplicações avançadas, como vídeo 4K ou 8K, aplicações de colaboração de alta densidade e alta definição, escritórios totalmente sem fios e Internet das Coisas (IoT). O 802.11ax impulsionará o Wi-Fi rumo ao futuro, acompanhando o crescimento da utilização da tecnologia sem fios.
Consulte a nossa documentação white paper técnica: IEEE 802.11ax: A Sexta Geração de Wi-Fi

Pontos de acesso Wi-Fi 6
Existem alguns pontos de acesso Wi-Fi 6 já no mercado direcionados a primeiros utilizadores e clientes que desejam testar o novo padrão. Os pontos de acesso lançados numa fase inicial serão APs pré-padrão, uma vez que o padrão não terá ainda sido ratificado. Isto significa que as funcionalidades-chave do Wi-Fi 6 podem não ser suportadas em alguns destes pontos de acesso iniciais e pré-padrão. No entanto, se disponíveis, alguns destes pontos de acesso poderão ser certificados através de atualizações de software e serão suportadas as funcionalidades do Wi-Fi 6. Esta abordagem assemelha-se à da introdução de gerações anteriores, como o 802.11ac e 802.11n.

Dimensões da tecnologia Wi-Fi 6
Modulação mais densa que utiliza QAM (Quadrature Amplitude Modulation) 1024, possibilitando uma subida de velocidade superior a 35 por cento.
Programação baseada em OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), para redução de overhead e latência.
Sinalização robusta e de alta eficiência, para melhor funcionamento com RSSI (Received Signal Strength Indication) significativamente mais baixa.
Melhor planeamento e autonomia de bateria de dispositivos mais longa com o TWT (Target Wake Time)
O Wi-Fi 6 será compatível com o padrão 802.11ac?
Como acontece com qualquer avanço recente a nível de Wi-Fi, o 802.11ax é retro compatível, aproveitando a base de tecnologias existentes e tornando-as mais eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.